4 alimentos que são ótimos para dieta.

Limão.
A dica de ouro para quem quer emagrecer e manter um estilo de vida saudável é espremer um limão na água ou chá para dar mais sabor sem, necessariamente, adicionar mais calorias nela. Você pode aproveitar essa fruta para fazer um suco detox hidratante e refrescante com pepino, gengibre e limão.
Ovo
O ovo é uma ótima fonte de proteína. Ainda que gema possa conter uma concentração maior de colesterol, ovos geralmente não são um problema. De toda forma, você pode usar mais as claras para fazer uma omelete menos calórica.
Grão-de-bico
O grão-de-bico também é uma boa fonte de proteína e é um dos alimentos que ajudam a emagrecer. Por ser uma leguminosa, ele é rico em fibras solúveis, que colabora para que o organismo se sinta mais saciado. Uma opção perfeita de lanche com poucas calorias é a pasta de grão-de-bico. Você pode comê-la com pães integrais e também pode usá-la para substituir molho ou maionese nas saladas.
Leite de amêndoas
O leite de vaca possui muitas calorias e gorduras. Um substituto é o leite de amêndoas, de origem vegetal. Você pode usá-la em receitas, para preparar vitaminas, pratos veganos e até mesmo para um lanche com granola.

4 alimentos que não são recomendados para dieta.

Pipoca
As servidas no cinema com bastante sal e manteiga são gordurosas e calóricas. Mas a pipoca estourada na panela e a versão light para microondas contêm apenas grãos cheios de fibras e cerca de 31 calorias por xícara.
Batata
As invenções dos restaurante de batatas fritas cobertas com queijo e bacon ou assadas e com recheio generoso deram uma má reputação ao legume. Mas de acordo com a nutricionista, a batata pode ser a nova couve porque é uma boa fonte de vitamina C, B6 e fibras (se você não descascá-la). Tempere-a com salsa, azeite e alho torrado para mantê-la saudável. E, claro, prefira consumi-la assada ou cozida ao invés de frita.
Manteiga
Em pequenas quantidades, a manteiga não é tão ruim para você - pelo menos se comparada à margarina, que tem mais ou menos o mesmo número de calorias e cinco vezes mais de gordura trans, o que pode aumentar o colesterol ruim e diminuir o bom. Isso não significa que você deve se empanturrar de manteiga, mas não se prive de adicionar um pouco em uma receita saudável, por exemplo, ou de comer uma fatia de pão com manteiga caso tenha no couvert de um restaurante. Mas neste caso, a nutricionista diz que você pode substituir a manteiga pelo azeite.
Açúcar
As pessoas costumam associar o açúcar com comidas de alto valor calórico, como bolos e doces. No entanto, quando você consome açúcar, seu corpo o transforma em glicose, um importante combustível para cada célula, pois te dará energia. As frutas, por exemplo, contêm açúcares naturais. Se preferir, você pode consumir o açúcar em pequenas quantidades, como para adoçar uma xícara de café ou o mel para o chá. Deixa sobremesas feitas com toneladas de açúcar para ocasiões especiais, se você quiser evitar o ganho de peso.